Skip to main content

Antes de mais nada, temos muito respeito a esta marca, por ser a primeira que um de nossos membros (Zani) iniciou as baforadas, e completa:

“Até hoje eu gosto dos charutos deles, Dona Flor Seleção é o meu favorito, um charuto com evolução, personalidade, onde tive diferentes descobertas entre fumadas de intensidade e queimas diferentes, um tabaco excelente. “.

A história da Menendez Amerino começa em 1978, em uma fábrica a 114 km de Salvador, onde nasce uma parceria entre o empresário baiano (Mário Amerino da Silva Portugal) e a família cubana Menendez, antiga fabricante de Montecristos e H. Upmanns em Cuba, que teve a sua fábrica de Havana expropriada depois da revolução castrista de 1959, desde então sob controle do governo de Fidel Castro, produz os lendários charutos Monte Cristo, que representam 40% de tudo o que é exportado pelo país.

A Menendez Amerino produz hoje os charutos premium (com folhas de fumo inteiras e sem aditivos químicos) Dona Flora e Alonso Menendez e as cigarrilhas St. James.

A indústria de charutos e cigarrilhas se insere no sistema agroindustrial do fumo como a principal atividade econômica dessa cadeia produtiva na Bahia, no Recôncavo Baiano, especificamente na região do Recôncavo Sul, concentra-se a indústria de fumos escuros destinados à produção de charutos, cigarrilhas e cigarros escuros. Essa região está localizada no território dos municípios de São Gonçalo dos Campos, Cruz das Almas, São Felix, Cachoeira e Marogogipe. Tais municípios compreendem, com mais trinta e um outros da Região do Recôncavo Sul, a denominada “região fumageira baiana”.

ACIMA – FASES DO DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS NO PROCESSO
DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA MENENDEZ AMERINO

 

Em uma de nossas pesquisas (que você pode consultar as fontes, no final desta matéria) achamos um depoimento do Sr. Félix Menedez, que nos orgulha muito sobre o nosso tabaco:

“Existe uma variação de terra e clima, as duas coisas. Não te digo do
estado da Bahia que é muito grande, não te digo nem sequer o
recôncavo, que já é uma área mais restrita, não? Dentro do
Recôncavo há pequenas áreas, com uma característica própria,
como, por exemplo, a mata fina. A mata fina gira ao redor de Cruz
das Almas. Tu imaginas, que vá, imagina um círculo que vá, com
um centro em Cruz das Almas até São Gonçalo. Porque dentro
da mata fina, São Gonçalo já é uma variedade. Então é uma área muito
pequena, muito, muito pequena; isso acontece também em
Cuba […]”

 

Entende por que muita gente tem orgulho no nosso tabaco?

Confira este vídeo do Campeão Mundial Somelier Habano – Walter Saes sobre o Dona Flor Seleção

Quer visitar a Fábrica?

» Visitas: de segunda a sexta-feira, entre as 7h e as 11h.
» Agende pelo telefone: (75) 3246-1182.

Fontes: https://www.vemprafabrica.com.br/ – https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/945/1/arquivo1239_1.pdf – Exploring The Cigar World With Walter Saes: https://www.youtube.com/channel/UCbbGLYmoE8X6EiZWLMX4SDw
error: Content is protected !!