Os Charutos Alonso Menendez Del Patron foram lançados no Festival Origens 2019.
Sua capa é Mata Fina e seu recheio é Mata Fina e Mata Norte, trazendo mais potência e muito mais intensidade, se tornando um charuto de queima abundante aprimorando sua degustação.
O Del Patron Gran Corona possui uma bitola mais robusta que as convencionais, se assemelhando a uma bitola Toro e Double Gordo.
Da mesma fábrica dos famosos charutos Dona Flor, os charutos Alonso Menendez são charutos de primeira linha, totalmente feitos à mão com folhas inteiras do melhor tabaco do recôncavo baiano. São charutos suaves, elegantes e cheios de nuances herbais e de especiarias, típicas do melhor tabaco plantado na região.
Especializada em charutos feitos à mão, a marca produz os brasileiros Dona Flor, Alonso Menendez.
Fundada em 1977, a Menendez Amerino é resultado da união do empresário baiano Mário Amerino da Silva Portugal com a família Menendez, antiga fabricante dos charutos Montecristo e H. Upmann em Cuba. Em 1960, com a queda de Fulgêncio Batista e a estatização da economia cubana, a família Menendez partiu para as Ilhas Canárias, na Espanha.
A intenção era produzir charutos com a mesma qualidade dos feitos em Cuba. Criaram então, a Companhia Insular Tabacalera e passaram a procurar por fumos que tivessem a mesma qualidade dos plantados em Cuba. Criaram então, a Companhia Insular Tabacalera e passaram a procurar por fumos que tivessem a mesma qualidade dos plantados em Cuba. Descobriram os fumos cultivados no Recôncavo Baiano pela família Amerino Portugal e passaram a ser seus compradores.